publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

O que sao feeds e para o que servem?

Através da pesquisa “Fala Leitor”, percebi que um grande número de leitores do Krazy Downs não acompanha nossos posts via Feed. Quando comecei a blogar, eu também não me utilizava dessa poderosa ferramenta, por puro desconhecimento de suas funções e acabava ficando por fora das novidades da Blogosfera. Através dos Feeds, vocês poderão se inteirar de tudo que rola nos seus blogs e sites favoritos, em tempo real. A fim de colaborar com os blogueiros iniciantes, resolvi fazer um post explicando como utilizá-los.
O que são Feeds?
Segundo a Wikipédia:

O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Na Internet, este sistema também é conhecido como "RSS Feeds" (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).
Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdos de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o "assinante" do feed poderá ler imediatamente.
Atualmente há 3 principais especificações para a criação de arquivos Feed:
  • RSS 1.0 - RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV).
  • RSS 2.0 - Really Simple Syndication 2.0 (Userland).
  • Atom (IETF).
As versões RSS 1.0 e RSS 2.0 são diferentes, possuem duas organizações que trabalham separadas; isto ocorreu porque após a finalização do grupo de estudos do RSS da Netscape duas organizações continuaram o desenvolvimento separadamente, o que originou duas versões diferentes. A especificaçãoAtom (RFC-4287) é a única publicada por um orgão normatizador, no caso a IETF.
Resumindo: arquivos Feeds são listas de atualização de conteúdo de um determinado site, escritas com especificações baseadas em XML. Os usuários incluem o link dos arquivos Feed em seu programa leitor de Feed (agregador) e recebem, sem visitar o site, as informações sobre as atualizações que ocorreram. Também é possível distribuir arquivos de áudio (podcasts), imagens e vídeo.

Como criar um Feed?
Nós, usuários do Blogger, já temos à nossa disposição os seguinte endereços:

Mas o bom mesmo é criar ou queimar nosso Feed no FeedBurner, que nos fornecerá diversas opções de personalização e gerenciamento. Aguardem que, no próximo post, irei trazer um tutorial de uso e configuração. Por enquanto, leiam estes dois artigos:
FeedBurner, by Dicas Blogger
Ao criar um Feed, podemos disponibilizá-lo com os posts completos ou parciais. Para uma melhor compreensão, leiam este artigo:

Como eu faço para assinar?
Você vai precisar de um programa que receba os feeds, também chamado de agregador. Existem opções offline (que você terá que instalar no seu pc) e as online(que você precisará estar conectado à internet para usar). Das opções online, temos:
  • Via Navegador
A maioria dos navegadores já trazem um leitor de feed embutido; é o caso do Firefox, do Internet Explorer e do Opera. No Google Chrome ainda teremos que aguardar e no Safari, eu desconheço, por nunca tê-lo utilizado.
Vou dar como exemplo o agregador do Firefox:
Vejam que, ao final da barra de endereços, existe um ícone, que é o padrão de identificação dos Feeds de um site; para assinar, basta clicar sobre este ícone e escolher entre RSS ou ATOM, que na prática, dá tudo na mesma.
O Firefox irá, então, incluir o Feed na sua barra dos favoritos:
No Firefox, também é possível escolher qual agregador usar. Vá em ferramentas, opções e programas:
image
Eu uso o Google Reader, mas você pode manter o original do Firefox ou utilizar-se de outros programas.
E este é o agregador do Internet Explorer:
Existem diversas opções, sendo os mais famosos, o Google Reader, o Bloglines e oNetvibes. Vou dar como exemplo o Google Reader porque estou mais familiarizada com ele, sem contar que podemos usar nossa (velha e boa) conta do Google.
Para adicionar um Feed/RSS, clique em adicionar inscrição e cole o endereço do Feed.
image image
Caso queira manter suas incrições mais organizadas, crie pastas para separar as diversas categorias de sites ou blogs que você acompanha. Para tanto, ao assinar o Feed, o Reader perguntará em qual pasta você deseja adicioná-lo; clique em “nova pasta” para criar uma.
Muitos blogs já trazem, em destaque, um convite para que os leitores assinem seus Feeds e que, geralmente,foram queimados no FeedBurner.
Clique com o botão direito sobre o link ou sobre o ícone do Feed que deseja assinar, copie o endereço e cole no seu agregador.
image image
Ou então, clique sobre o link ou sobre o ícone do Feed. Você será, então, direcionado à página padrão do FeedBurner.
Outro exemplo:
image image
Ah, Juliana, eu não quero usar um agregador, prefiro receber os artigos por email…Tá na mão!
Basta clicar sobre a opção “Via email” e se inscrever.
image
Moleza, não?

FONTE: http://www.dicasblogger.com.br/
Deixe Seu Comentário:
Sem Comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário