Ao escrever os posts sobre as configurações básicas do painel Blogger, acabei descobrindo uma lacuna neste blog – a falta de um tutorial do FeedBurner, um dos melhores serviços para criação e gerenciamento de feeds/rss e que desde 2007 pertence à empresa Google.
Para quem ainda não sabe, Feeds ou RSS são listas de atualização de conteúdo, escritos com especificações baseadas em XML. Ao assinar os feeds de um site ou de um blog, passamos a receber seuss artigos em um único local – que pode ser um programa, uma página da web ou mesmo o navegador . Isso nos poupa tempo, já que não será mais necessário visitar página por página. Os serviços que possibilitam o recebimento de feeds são chamados de agregadores ou leitores de feeds. Um bom exemplo é o Google Reader.
Como eu já disse anteriormente, os blogs do Blogger já vêm com um endereço de feed padrão, que é que é a URL do blog, seguida por /feeds/posts/default, mas essa função é muito limitada e o ideal é criar um novo endereço usando o FeedBurner e depois configurar um redirecionamento - Outras configurações do painel do Blogger.
Este tutorial visa explicar as principais funções do FeedBurner, independente da plataforma, ou seja, ele será de utilidade não só para os usuários do Blogger.
Para criar um feed no FeedBurner, é preciso usar uma conta do Google. Ao acessá-lo pela primeira vez, encontraremos a seguinte página:
Onde está escrito Burn a feed right this instant. Type your blog or feed address here é o local onde iremos inserir a url (endereço) do nosso blog e depois clicaremos em next. O serviço perguntará se desejamos criar um feed do tipo Atom ou RSS, o que na prática não faz muita diferença. Vamos clicar em next novamente e escolher um nome e um endereço para nosso feed. No exemplo abaixo, usei o endereço de um dos meus blogs de testes.
Vamos clicar em next mais duas vezes e daí chegaremos ao painel do novo feed. No alto, à direita, temos a opção languages, que permite uma tradução parcial para o português.
painel do FeedBurner é divido em 5 abas – Analyze, Optimize, Publicize, Monetize e Troubleshootize. Para que este post não fique muito extenso, irei apontar apenas as configurações mais importantes e recomendo que vocês façam seus testes com as demais.
Na aba analyse, iremos visualizar dados estatísticos, tais como o número de assinantes (subscribers) do feed e quais os agregadores mais utilizados por eles.
Na aba optimize, como o próprio nome já diz, iremos otimizar o feed. À esquerda, encontraremos uma coluna com as opções de otimização:
1.Browser Friendly – Aqui iremos formatar a página de apresentação que será visualizada por nossos futuros assinantes. Em “Appearance Options”, podemos escolher um tema, o idioma e os botões para os serviços/programas de leitura de feeds; em “Content Options”, escolheremos se os artigos do blog irão aparecer na íntegra, somente com os títulos ou se não irão aparecer e podemos, ainda, ativar uma mensagem pessoal.
2.SmartCast™ – opção para podcasts
3.SmartFeed™ – ativar para que os feeds sejam compatíveis com qualquer agregador.
4.FeedFlare – ativar para colocar links no rodapé do feeds, tais como número de comentários, envio por email e para redes sociais e etc.
5.Summary Burner – ativar para enviar apenas um resumo dos posts.
Na aba publicar, encontraremos alguns widgets para publicar em nossos blogs. Os usuários do Blogger, deverão colar os códigos no gadget “html/javascript”.
1.Headline Animator – cria uma imagem animada, do tipo gif, que mostra o título dos posts. Para adicionar ao seu blog, basta clicar em “add to” e escolher a plataforma.
2.BuzzBoost – permite criar um widget com os posts mais recentes.
3.Email Subscriptions – fornece um código para que os leitores do blog possam receber os feeds por email. Basta copiar o código e colar no local desejado.
4.FeedCount – permite a criação de um pequeno contador com o número de assinantes.
5.Chicklet Chooser – fornece diversas imagens ( ou botões) que servem para convidar os leitores de um blog/site a assinarem os feeds.
6.Creative Commons – permite a criação de um botão mostrando a licença de conteúdo.
Na aba Monetize, podemos adicionar o Google AdSense aos feeds, mas existe uma forma bem mais simples disso ser feito usando as próprias configurações do AdSense.
E por fim, na aba Troubleshootize encontraremos dicas para utilização do FeedBurner.
Depois de criar e configurar seus feeds, eles passarão a aparecer na página inicial do FeedBurner. É possível editá-los, apagá-los e até transferi-los para outra conta. Basta clicar sobre o feed e, no alto, à esquerda, escolher uma das três opções.
Ao tranferir os feeds para outra conta, configurações e assinantes permanecerão intactos.
FONTE: http://www.dicasblogger.com.br/
FONTE: http://www.dicasblogger.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário